Lugar Secreto


O momento particular de oração deve ser algo que nos encha de gozo e paz, e realizado com a mais profunda devoção e fervor. Mas nem sempre é assim que acontece. A frieza toma conta dos nossos corações e nos sentimos fatigadas e indispostas. Isso porque, em nossa velha natureza, há uma resistência contra a convivência próxima a Deus.

Embora a nova natureza (criada pelo Santo Espírito na regeneração) aprecie o momento de adoração e deseje ansiosamente estar com Deus, preferimos fazer qualquer outra coisa e nos envolver em qualquer distração, em vez de buscarmos o momento de comunhão com o Senhor. Assim, quando chega o momento designado para a oração, inventamos desculpas como: “Nossa! Estou tão cansada! O Senhor entende, não é, Deus?”, “Puxa, tenho tantas coisas para fazer! Acho que não tem problemas se eu deixar pra orar só à noite”, “Senhor, estou tão perturbada que só quero dormir. Amanhã a gente conversa”. Nossa carne é muito competente em criar situações para nos afastar da convivência íntima com Deus! No entanto, o momento de intimidade é algo que interessa tanto a Deus quanto a saúde de nossa vida espiritual. 

Nosso Deus está sempre nos chamando para estarmos a sós com Ele porque, além de nos salvar, Ele nos adotou: somos Suas filhas, objetos do Seu amor paternal. O momento de oração deve ser, antes de tudo, o momento de comunhão com Deus, de dizer que você podia estar fazendo qualquer outra coisa, mas preferiu estar ali (porque Ele é o mais importante em sua vida), que nada nesse mundo te traz mais alegria e prazer do que estar em profunda e doce comunhão, e que estar com Ele é o melhor momento do seu dia. O ativismo do nosso tempo, somado com as corrupções de nossos corações, lutará contra nossa alma para nos afastar dos exercícios espirituais. Precisamos, então, nos disciplinar para não negligenciarmos o lugar secreto com o Pai - Ele estará lá nos esperando todos os dias. Mas se desprezarmos a Sua companhia, Ele nos corrigirá escondendo a luz de Sua face de nós e nos deixando, por algum tempo, cambalear nas trevas até percebermos que Ele nos basta.

Muitas vezes, ficamos fascinadas pelas coisas visíveis deste mundo e tão atraídas pela feira das vaidades - coisas que nossa carne clama com violência para ser atendida e que são tão prejudiciais para nossa alma, que tornam nossa vida espiritual frágil e sem forças para nos aplicar vigorosamente naquilo que agrada o “homem interior”. Daí, torna-se tão difícil usar nosso tempo para ficar a sós com Deus. Precisamos desesperadamente deixar o barulho dos nossos dias, os apelos constantes das multidões, a atração do entretenimento e usar nosso tempo para nos esconder em Deus, no lugar onde ninguém nos vê somente Nosso Pai (Mt. 6.6). Pois a alegria, a força, o conforto e o poder de nossa vida espiritual dependem da vida secreta com Deus. 

Sonaly Soares    

9 comentários:

  1. Demais! Exatamente o que eu precisava ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bibiana!

      Glória a Deus por sua edificação.

      Abraço fraterno!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá, Ana!

      Deus nos ajude a perseverar nesse propósito.

      Abraço fraterno!

      Excluir
  3. Olá, Erica!

    Muito boa sua observação. Deus te abençoe em Cristo.

    Abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  4. Que texto edificante! Infelizmente uso muito a desculpa do "não terá problema se eu orar só anoite né Pai?!", mas vou lutar contra essa preguiça e continuar indo ao meu lugar secreto junto a Ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Glenda!

      Que o Senhor nos ajude a vencer as desculpas de nossa velha natureza. Deus te abençoe.

      Abraço fraterno!

      Excluir
  5. Quanto mais nos esquivamos, mais difícil se torna esta aproximação. Que possamos perseverar e nos esforçarmos para viver a comunhão que o próprio Deus nos proporciona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Erica!

      Realmente, fica muito mais difícil. Um certo pregador disse que quanto menos oramos se torna mais difícil orar e quanto mais oramos mais fácil se torna orar. É como um exercício. O Senhor nos ajude derramando sua graça sobre nós.

      Abraço fraterno!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.