25 de abril de 2016

Cuidado com a língua



Como servas do Senhor, entendemos a necessidade de sermos cautelosas no nosso falar. Apesar de nós, mulheres, sermos afamadas como tagarelas, a mulher sábia está ciente de que é preciso ponderar as suas palavras, porque a Palavra de Deus, onde sua vida está centrada, nos orienta quanto a isso:

No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.” (Pv 10:19)

 “O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.” (Pv 13:3)

 “A língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro.” (Tg 3:5-6)

Embora esta seja uma área difícil de lidarmos, quando a negligenciamos, nos envolvemos em perigos. Conforme Tiago, assim como uma simples fagulha incendeia toda uma floresta, assim a língua, um pequeno órgão, pode trazer imensas consequências. E isso é verdade, porque grande é a dimensão que ela pode alcançar, quando não a domamos - pode arruinar vidas, destruir casamentos, romper amizades, frustrar planos, e deixar as nossas vidas amarguradas.  O que parece ser simples se alastra sobremaneira aos poucos. Precisamos ter cuidado no uso de nossa língua a fim de evitarmos más consequências.

Quem nunca se arrependeu de uma palavra dita fora de tempo? Como nos angustia saber que, depois de dita, não podemos mais apagá-la dos ouvidos presentes! Porque palavras são como flechas - depois de soltas não podem mais voltar atrás. O cuidado deve estar então, antes de pronunciá-las. Ao invés de falarmos o que vêm à nossa mente, é essencial pensarmos mais um pouco, em como vamos falar, e no que isso possivelmente irá produzir nas pessoas que nos ouvem, para que arrependimentos quanto a isso não ocorram.

Além das consequências desastrosas e da irreversibilidade das palavras, precisamos de cautela no nosso falar porque ele afeta a nossa relação com Deus, e não apenas a nossa relação com os homens. Há uma imensidão de pecados envolvidos nessa área e a Bíblia cita alguns: Murmuração, calúnia, difamação, contendas, mentira, arrogância, dentre vários outros, que podem interferir na nossa vida com Deus.

Quantas vezes não usamos nossas palavras a fim de obtermos os nossos desejos egoístas, e pecamos com isso? Somos capazes de ocultarmos uma verdade quando ela nos compromete, de lisonjearmos alguém para ter o que queremos, de sermos falsas diante das pessoas para não sermos malvistas por elas, de fofocarmos algo concernente às vidas alheias, somente porque desejamos, e de explodirmos em momentos de ira porque fomos provocadas.

Há algo em comum em todos estes pecados acima - eles têm a ver conosco, e conosco apenas! Pecamos quando a finalidade de nossas vidas está centrada em nosso eu, e não em Cristo. Centralizemos então somente a Ele como o Senhor de nosso coração e andemos em novidade de vida, porque Ele nos comprou por preço de sangue, a fim de vivermos para o louvor da Sua glória! Não somos mais como éramos antes, fomos transformadas, e toda a nossa vida deve condizer com o que somos nEle.

Usemos então a nossa língua não mais para maldizermos o próximo, mas para abençoá-lo. Podemos acrescentar muito à vida espiritual dos que nos ouvem, com palavras que os edificam, e que glorificam ao Senhor. Podemos contribuir muito para o crescimento uns dos outros, em santidade e em sabedoria diante de Deus, com o que falamos e com o que somos ante eles!

A mulher que é temente a Deus é descrita como a que possui “um espírito manso e tranquilo” (I Pe 3:4). Isto significa que ela é dócil, não briguenta nem imoderada, mas que sabe se conter, conservando-se sempre no temor do Senhor. Nisto está a sua verdadeira beleza, que não perece, e que é preciosa diante de Deus. Esta beleza interior faz com que ela ganhe o seu marido incrédulo, sem usar nem palavras, mas apenas com o seu procedimento.  (I Pe 3:1).

Podemos nos questionar: Como seremos assim? É muito difícil! Mas temos razão, nunca conseguiremos, se somente lutarmos com as nossas forças. Sozinhas não podemos! Por isso, que o Senhor Deus não apenas nos regenera, mas nos concede o Seu Espírito a fim de nos capacitar em nossa nova vida. É Ele quem desenvolve em nós o domínio próprio, e ao invés de sermos dominadas pela nossa língua, podemos agora a dominar!

Sujeitemo-nos, portanto, ao Senhor, dominando a nós mesmas com todos os nossos impulsos, nos enchendo do Espírito Santo, e pedindo sempre sabedoria a Ele sobre como usarmos a nossa língua. Fazendo isso não seremos perfeitas, mas evitaremos muitos erros e cresceremos em santidade diante dEle e diante dos homens.


Thayse Fernandes

4 comentários:

  1. Mais uma rica oportunidade de aprendermos juntas! As mulheres cada vez mais preocupadas em agradar e servir a Deus com excelência, afinal nós podemos contar com o apoio e direção do PAI para que possamos viver um comportamento digno de servas de Deus. Thayse fico muito feliz por você partilhar de palavras que acrescentam e enchem o coração de alegria. Abraços, graça e paz.

    ResponderExcluir
  2. Amém, Eva!

    Obrigada pelas palavras, nos alegramos bastante!

    Glórias a Deus por tudo isso! Que Ele continue nos ajudando a progredir Nele.

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz em aprender um pouco mas de Deus a cada dia. E voces sao bencaos em nos ensirnar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Também ficamos felizes por sua edificação. Deus te abençoe. Forte abraço!

      Excluir

Poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...