2 de maio de 2016

Submissão: um ofício glorioso


Desde os primórdios da sociedade que a submissão é vista como uma tradição distorcida e errônea do patriarcalismo, uma vez que abarca o histórico e discriminatório pensamento do suposto dever de submissão da mulher ao homem como se ela estivesse em uma posição hierárquica inferior a ele na sociedade. Visto que, o machismo tornou-se a marca registrada da violenta desigualdade hierárquica de gêneros; e o feminismo, uma doutrina opressora e vulgar, que denigre a imagem da mulher, segundo o padrão que Deus determinou desde a sua criação. O presente artigo tem por enfoque reafirmar a submissão como um princípio bíblico para uma feminilidade pautada na Palavra de Deus. Visto que, o público alvo do nosso blog são as mulheres e, assim, servas do Senhor, estarei aqui dirigindo unicamente para tais.

O renomado pastor e escritor Augustus Nicodemus, em seu livro “A Bíblia e sua família”, assevera que a submissão é:

“Sujeitar-se significa ‘colocar-se sob autoridade de alguém, submeter-se, obedecer’. O conceito neotestamentário de submissão a alguém que está em autoridade não implica a inferioridade do que se sujeita nem a superioridade do que está em autoridade. Trata-se de funções, e não de valor pessoal... homem e mulher são iguais, embora desempenhem papeis diferentes”1

Dessa forma, a submissão está sob a égide de um princípio bíblico que corresponde sujeição à autoridade de um Deus zeloso e transcendente, poderoso e cheio de amor, uma fortaleza na angustia (Naum 1.7). 

Fomos concebidas por um Deus santo, seu poder é transcendente e sua grandeza incomparável (Isaías 40.12). Cada traço de nossa feminilidade foi o Senhor que planejou. Ele sonda e conhece os nossos pensamentos, examina nossa caminho e conhece os desejos mais íntimos e profundos dos nossos corações (Salmo 139). Enfim, fomos criadas com o objetivo principal de glorificar e honrar ao Senhor Deus e ser segundo a sua imagem e semelhança (Gênesis 1.26). Portanto, é possível apreciar que a Bíblia delega ofícios e atribui funções para nós, servas piedosas, que desejamos viver diante de Deus. Sendo assim, destaco:

“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gênesis 2.18).

No versículo supracitado são oferecidos dois atributos para a mulher exercer sua submissão a Deus e à Sua Palavra de forma gloriosa, que são: a de ser auxiliadora e idônea. O verbete ‘auxiliar’ significa prestar ajuda. E o vocábulo ‘idônea’ significa que se adequa, que serve perfeitamente ao propósito que se refere. A submissão aqui corresponde à mulher desempenhar sua função como auxiliadora idônea do seu marido e de sua família. Sendo preciosa, confiável, abençoadora, trabalhadora e elogiada (Provérbios 31) por Deus devido ao temor e submissão que é prestada com grande exímio. 
“A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.” (1Pedro 3:3-4).

O apóstolo Pedro destaca que a mulher deve ter como prioridade um espírito controlado e manso, pela Palavra de Deus. Dessa maneira, apreciamos a submissão como a sujeição na qual a mulher é controlada pelo Espírito Santo de Deus, priorizando o ter sua vida associada a um espírito grato e contrito aos desígnios do Senhor. Sujeitando-se, assim, à autoridade de Deus para o Seu querer ser concretizado em sua vida.
“A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.” (Provérbios 31.30).

Quando o ofício glorioso que é a sujeição à autoridade de Deus corresponde ao zelo e ao temor de sua Palavra, a beleza exterior e ofuscada pelo brilho da submissão de uma serva piedosa e virtuosa diante de Deus, pois, seu desejo é unicamente se deleitar nEle e fazer a sua vontade.

Por conseguinte, como servas virtuosas, nosso dever é colocar a Palavra de Deus como regra de fé e prática e não nos moldarmos às influencias destrutivas e enganadoras de um sistema pecaminoso e hediondo. Devemos compreender que a submissão é a sujeição à autoridade do Deus Criador de nossas vidas, que um dia nos chamou de filhas por meio do sacrifício de seu único filho - Jesus Cristo. Hoje somos livres do império das trevas, nosso governante é o Deus vivo e zeloso, que conhece os que confiam nEle. Como servas piedosas devemos galgar a submissão como um ofício glorioso, pois, a mulher que teme ao Senhor será elogiada (Provérbios 31.30).


Mysia Rebeca
1A Bíblia e sua família- Exposições bíblicas sobre o casamento, família e filhos. Augustus Nicodemous Lopes e Minka Schalkwijk Lopes. Editora cultura cristã. P.:32-33.   

21 comentários:

  1. Louvado é Teu Nome Senhor Jesus, que "escolhe, capacita" suas filhas preciosas para edificação de muitas outras, assim sendo me sinto agraciada com tal texto porque sei que a cada dia estou aprendendo a ser "Mulher Virtuosa" mulher que depende, teme a de Deus. Mysia, que Deus continue trazendo inspiração do Espirito Santo para que você alcance outras moças com essa palavra que fala diretamente ao coração. Graça e Paz! Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eva!

    Obrigada pelo encorajamento, é uma grande alegria pra mim a sua edificação.

    Deus te abençoe. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Texto edificante. Que o Eterno as
    abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus por sua edificação!

      O Senhor te abençoe.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Que Deus as abençoe, cada dia mais. Obrigada pelos textos edificantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nsauise!

      Nós que agradecemos o carinho. Que o Senhor também te abençoe grandemente.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Jesus não fez essa distinção. Acima de homens e mulheres está Deus. O resto é só machismo e controvérsia. Viva Jesus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neli!

      A Palavra de Deus diz:

      Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela.

      Efésios 5:22-25

      Deus te abençoe.
      Um abraço!

      Excluir
  6. Diante de uma realidade em que o Feminismo tem ganhado espaço na igreja de Cristo, louvo a Deus por esse texto sábio e pautado nas verdades de Deus e de sua Palavra trazidas por esse texto. Que Deus continue usando sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Morgana!

      É uma grande alegria sabermos que o Senhor tem guardado a mente o e coração de Suas filhas nos princípios de Sua Palavra. Que nosso Deus abençoe tua vida grandemente e sigamos juntas com o mesmo propósito, que é o de glorificar a Deus com nossas vidas, vivendo nossa feminilidade para o Seu louvor.

      Um abraço!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Diante de uma realidade em que o Feminismo tem ganhado espaço na igreja de Cristo, louvo a Deus por esse texto sábio e pautado nas verdades de Deus e de sua Palavra. Que Deus continue usando sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Morgana!

      Obrigada pelas palavra. Que Ele te abençoe também.

      Abraço!

      Excluir
  9. Diante de uma realidade em que o Feminismo tem ganhado espaço na igreja de Cristo, louvo a Deus por esse texto sábio e pautado nas verdades de Deus e de sua Palavra. Que Deus continue usando sua vida.

    ResponderExcluir
  10. Por isso mulheres que apanham ou são agredidas devem rir para seus senhores maridos e pedir mais surra, afinal, devem se submeter, ou seja, aceitar, visto que o cabeça sabe o que é melhor para sua esposa, se é surra, se é empurrão, se é grito, se é deixar sem comer, se é mandar dormir no chão por uma semana, orem para suas filhas terem um bom senhor, pois ser for como o presbiteriano vizinho meu, coitadas, eu só vejo os hematomas dela, mas agora eu entendo por que, mulher, segundo, a visão de vocês, possui um marido superior e precisa obedecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lindalva!

      O padrão de liderança para o marido é Cristo e não os imperadores romanos.

      "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5:25)

      É uma liderança caracterizada por sacrifício, serviço e amor, como Cristo lidera Sua igreja. Enquanto que a padrão da submissão para a esposa é a igreja. A relação marido e esposa aponta para o relacionamento sublime entre Cristo e a Igreja.

      O marido que bate na sua esposa, lhe destrata, etc... não está representando Cristo em seu lar e terá de prestas contas a Deus por sua conduta execrável.

      Deus te abençoe. Um abraço.

      Excluir
    2. Então, deixar ver se compreendi a mulher só é obrigada a ser submissa a um homem perfeito em amor, caso não, está desobrigada de ser submissa. Submissão só se o marido tratá-la como uma rainha, servindo-a em tudo, caso contrário não. Ficou melhor então, só obedecer se for para minhas vantagens, legal, meu prazer, minha vontade acima de tudo. Entendi, o marido servo, aquele que serve, se abaixa, fala com voz mansa, renuncia a tudo pelo bem da família.

      Excluir
    3. Então, deixar ver se compreendi a mulher só é obrigada a ser submissa a um homem perfeito em amor, caso não, está desobrigada de ser submissa. Submissão só se o marido tratá-la como uma rainha, servindo-a em tudo, caso contrário não. Ficou melhor então, só obedecer se for para minhas vantagens, legal, meu prazer, minha vontade acima de tudo. Entendi, o marido servo, aquele que serve, se abaixa, fala com voz mansa, renuncia a tudo pelo bem da família.

      Excluir
    4. Então, deixar ver se compreendi a mulher só é obrigada a ser submissa a um homem perfeito em amor, caso não, está desobrigada de ser submissa. Submissão só se o marido tratá-la como uma rainha, servindo-a em tudo, caso contrário não. Ficou melhor então, só obedecer se for para minhas vantagens, legal, meu prazer, minha vontade acima de tudo. Entendi, o marido servo, aquele que serve, se abaixa, fala com voz mansa, renuncia a tudo pelo bem da família.

      Excluir
    5. Então, deixar ver se compreendi a mulher só é obrigada a ser submissa a um homem perfeito em amor, caso não, está desobrigada de ser submissa. Submissão só se o marido tratá-la como uma rainha, servindo-a em tudo, caso contrário não. Ficou melhor então, só obedecer se for para minhas vantagens, legal, meu prazer, minha vontade acima de tudo. Entendi, o marido servo, aquele que serve, se abaixa, fala com voz mansa, renuncia a tudo pelo bem da família.

      Excluir
    6. Lindalva, você não compreendeu. Tens genuíno interesse em realmente compreender? Se sua resposta for sim, posso te ajudar.

      Aguardo sua resposta.

      Excluir

Poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...