Esperar, Esperar e Esperar... Como é difícil esperar.


Somos a geração da alta tecnologia, da informação instantânea, do aqui e agora. Os problemas devem ser resolvidos em curto prazo e as respostas devem ser imediatas, e com isso, nada é mais difícil para nós do que esperar. Esperar pelo casamento tão sonhado, esperar pelos filhos tão planejados, esperar pela conclusão daquele curso que tanto nos esforçamos, esperar a realização de sonhos que alimentamos por boa parte da vida, enfim, esperar por aquelas benevolências que Deus misericordiosamente prometeu nos conceder nessa vida. Mas somos por natureza ansiosos, inquietos e impacientes. Simplesmente não sabemos esperar.

No entanto, bem diferente de nós, Deus não tem pressa e Ele não cederá ao nosso imediatismo. Isso significa que nós temos que aprender a esperar. No Salmo 40 do versículo 1 até o 10, Davi dá graças a Deus declarando Sua bondade para com os que esperam nEle. No primeiro versículo ele diz: “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” O salmista está dizendo que teve sua oração atendida, mas entre o seu clamor e a resposta de Deus, houve uma espera, pois ele diz: “esperei pacientemente”. Não foi no momento em que ele quis que Deus se inclinou para respondê-lo, mas quando Deus assim quis fazer. A partir do versículo 11, percebe-se que Davi está novamente com problemas, pois está apresentando ao Senhor a sua oração e clamando para ser atendido, e até mesmo pede para que Deus se apresse em socorrê-lo (v. 13) e conclui o salmo suplicando: “não te detenhas, ó meu Deus!”. Pelo que tudo indica, Davi teve que esperar até Deus respondê-lo de novo.

Às vezes, parece que Deus faz com que as coisas caminhem lentamente, com o propósito de nos fazer esperar: vemos na historia de Lázaro que, embora ele estivesse muito doente, ainda assim o Senhor Jesus demorou dois dias para chegar a sua casa (Jo. 11:6), e quando chegou, parecia que era tarde demais (Jo. 11:17). Mas, a verdade é que Deus nunca está atrasado, em sua soberania absoluta, Ele sempre está no controle do tempo e, mesmo que, aos nossos olhos pareça tarde, na realidade será sempre o tempo certo. Sentimos que Deus demora em nos responder porque o tempo de espera é difícil e, muitas vezes, por causa da nossa incredulidade, pois quando olhamos e não vemos acontecer o que esperamos, pensamos que Deus não se importa e não nos responderá mais. A incredulidade nos deixa confusos e não conseguimos entender porque temos que passar por isso. Nessas circunstancias, a espera se torna uma tortura. Não compreendemos que o tempo de espera é também de preparação, estamos sendo conformados à imagem de Cristo e uma das implicações disso é que teremos de seguir as pisadas que Ele deixou, viver como Ele viveu: uma vida de obediência ao Pai. E se o Pai nos mandar esperar, nos compete obedecer. Portanto, se temos que esperar, que façamos isso como filhos amados, confiando na benevolência do nosso Pai, pois Sua Palavra nos assegura, e Seu testemunho é fiel e verdadeiro, de que Ele faz com que todas as coisas cooperem para o bem dos Seus Filhos, que Ele se inclina para responder a oração daqueles que esperam por Sua providência, que Ele mesmo determinou o tempo e as estações e que com isso nós não temos motivos para nos angustiarmos e vivermos abatidos e desanimados.

Assim como o apostolo Paulo, devemos aprender a estar satisfeitos em todas as circunstâncias - na abundância ou na escassez; na solidão ou entre aqueles que amamos; na espera ou na concretização. Seja qual for a situação, que estejamos sempre satisfeitos em Deus. E, para isso, é preciso cultivar uma vida de oração particular e estudo diligente da Escritura. Assim o tempo que Deus determinou para nós esperarmos será um período produtivo, onde podemos crescer em santidade, zelo e conformidade ao caráter de Cristo, vivendo de maneira digna do Seu Reino e sendo consolados pela alegria e paz que procedem da Sua presença.


Sonaly Soares

11 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar esta tão verdadeira mensagem da Palavra de Deus. :D Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Luíza!

      Glória ao Senhor Jesus por sua edificação. Que Deus te abençoe também.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Hoje meditando na palavra de Deus em Sl 65.2 "Somente em Deus eu encontro paz e nele ponho a minha esperança". Não tem a minima possibilidade que seja de esperar se não confiando nELe que administra o nosso tempo, a nossa colheita, a nossa vida! Solany sempre bom vir aqui prestigiar o que talento que Deus lhe deu, falar aos nossos corações com uma belissima mensagem como esta. Sai edificada. Beijoss Flor preciosa de Jesus !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eva!

      Muito obrigada pelo encorajamento, muito me alegre que você tenha sido edificada.
      Que o Senhor Jesus te abençoe.
      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Querida Eva, o Salmo a que se refere é o 62 ;)

      Excluir
  3. Que Deus nos dê forças para esperar, sabemos que esperar Nele é sempre caminhar, então oh Deus amado nos dê forças para esperar em Ti, para esperarmos naquilo que o Senhor nos prometeu.
    Rico texto, parabéns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Stella!

      Realmente, esperar é caminhar, não podemos ficar paralisadas, mas caminha rumo aos propósitos do Senhor para nossas vidas.
      Deus te abençoe. Um abraço!

      Excluir
  4. Amem!!coisa dificil mesmo esperar!!mais Deus E fiel!!texto muito bom!os seus textos trazem tantas reflexoes!!que Deus continue Te dando sabedoria!!e graca !!que Deus Te abencoe!!!👆👏🙏👏 VC esta no caminho certo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia!

      Obrigada pelo carinho, suas palavras me encorajam. Que o Senhor Jesus te abençoe.

      Um abraço!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.