19 de dezembro de 2016

Série: O que tem nele que falta em mim - As características da masculinidade que uma moça cristã busca em um rapaz


Nesta série, “O que tem nele que falta em mim”, já fomos reiteradas acerca de alguns aspectos da masculinidade bíblica, numa abordagem Complementarista, e todo esse vislumbre bíblico, nos traz a percepção da tamanha penúria existente em nosso meio, da masculinidade conforme instituída por Deus.

Tanto homens como mulheres precisam resgatar os seus papéis à luz do evangelho da graça de Deus, ainda que nos tempos pós-modernos. Ambos precisam atentar para o padrão bíblico de casamento, e há beleza em seus princípios. O Senhor Deus criou homem e mulher com funções definidas e complementares, que refletem a Sua própria imagem e caráter, O glorificam e resultam na própria alegria e satisfação deles.

No presente texto veremos algumas características da masculinidade que uma moça cristã precisa buscar em um rapaz. Antes de tudo, a escolha de um cônjuge é uma das escolhas mais desafiadoras de sua vida, e também uma das mais difíceis. Uma moça cristã que decide se comprometer em matrimônio com um homem, está decidindo com isso entregar todo o restante de seus dias a esse homem, abdicando de sua própria individualidade e de seus direitos de solteira, a fim de permanecer sua única vida com ele. É natural que surjam dúvidas, do que essa moça deve esperar de um rapaz. Abaixo, veremos algumas características que são essenciais nesse entendimento.

Ele é servo

Num mundo onde o egocentrismo e o humanismo imperam, precisamos atentar para sua disposição quanto ao serviço. A humildade é uma característica indispensável num homem de Deus, que entende que o Único que deve ser servido é o Seu Senhor, e que esse mesmo Senhor um dia se humilhou e se sacrificou pelos pecadores, em serviço a Deus (Fp 2:5-8). Então, ele não ousa ser maior do que o seu Mestre, antes vive em serviço para agradar a Ele, servindo aos outros em amor (I Co 10:24, Ef 4:21, Fp 2:3-4). O serviço contrapõe o orgulho e o egoísmo naturais de um homem, e ao invés de ele querer ser superior à sua esposa, a tratará com honra (I Pe 3:7), pois é seu servo, assim como ela é sua serva, e ambos progridem diante do Senhor. Casamento é mais sobre servir do que buscar seus próprios interesses, é sobre buscar a felicidade do outro, e nisso encontrar a sua felicidade. Quando o serviço não é vivenciado no casamento, muitos conflitos vêm à tona, que geram, por sua vez, rancor, tristeza, insegurança, ira e infelicidade, e isso não apenas ao casal, mas aos filhos e aos que com eles estão relacionados.

O homem que é servo é o tipo de pessoa que está à disposição de quem precisa, e muito mais, ele está a serviço da mulher que ama, reconhecendo a sua dignidade. Eric Ludy ao pedir Leslie Ludy em casamento ilustra a humildade, ao demonstrar a sua disposição em serví-la:

“Eu delicadamente mergulhei minhas mãos na vasilha de água. Meus dedos umedeceram-se, tomei seu pé delicado e tentei representar a humildade de Cristo para ela [...] A lavagem de pés nunca foi um ato glamuroso, mas nesse dia, ao molhar e secar os pés de Leslie, descobri que era uma cena brilhante de romantismo. Sou seu servo para guiá-la ao seu verdadeiro Noivo, disse enquanto calçava nela seus sapatos de cetim.”¹

Ele é líder

"Quero, entretanto, que saibais ser Cristo, o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo". (I Co 11.3)

Deus instituiu o homem com a função de liderança sobre a sua esposa, e essa é uma característica exclusiva da masculinidade. Sobre isso, John Crotts² afirma que:

“A esposa quer ser liderada por seu marido porque Deus a designou para ser liderada.”

Não há nada de indecoroso ou repulsivo nas funções de liderança e submissão, quando elas são vistas à luz do Evangelho da graça de Deus. Liderança e submissão compõem os propósitos de Deus no casamento para as suas amadas criaturas, e todos os Seus propósitos são bons. Essas funções vão além do contexto da criação: estão presentes no Criador. Cristo se submeteu de tal forma ao Pai, que se entregou em favor dos pecadores, sendo obediente até a morte, e morte de cruz. E Ele também é o cabeça da Igreja, que a amou sacrificialmente, a fim de apresentá-la “gloriosa, sem mácula nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5:23). Então, quando homem e mulher vivem suas devidas funções, estão se tornando semelhantes a Cristo e glorificando-O, tornando Sua imagem e semelhança manifesta ao mundo.

Como mulheres, precisamos de um homem que nos lidere, que lidere os nossos filhos e a nossa casa. A liderança do homem não deve ser como a de um general, abusiva, nem como a de um ríspido ditador, em tirania, mas como a de Cristo, em amor. Homens foram criados para liderar, e John Crotts² nos diz que:

“Deus diz que o esposo é o líder. A única pergunta é se ele é um bom líder ou não!”

Um bom líder precisa de disposição para assumir responsabilidades, tomar decisões, e ser exemplo para sua esposa e filhos, conduzindo-os a buscar mais de Cristo. Ele sabe que um dia se responsabilizará diante de Deus por todos os que estiveram sob a sua liderança, então vela continuamente pela vida e espiritualidade deles. Um bom líder não espera que a sua esposa faça o que lhe compete fazer, mas cumpre o que está a seu encargo, e antes de liderar os outros, lidera a si mesmo, regando uma vida piedosa. É importante ressaltar que a liderança precisa ser desenvolvida em um homem, com a ajuda da graça de Deus atuando na vida dele, a fim de que seja capacitado em sua tamanha responsabilidade. É de grande importância que nós, mulheres, antes de nos comprometermos com um rapaz, atentemos para a sua disposição quanto à liderança, e contemos com a graça de Deus para isso.

Ele é provedor

“Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (I Tm 5.8)

Deus instituiu o homem como o provedor da casa, e para isso, ele precisa trabalhar. Disso todas sabemos. Um homem que não gosta de trabalhar, que prefere assistir televisão ou jogar videogame a ir atrás do sustento, irá falhar no suprimento das necessidades de sua família e, consequentemente, no cuidado dos seus. Albert Mohler Jr.³ argumenta que:

“Um verdadeiro homem sabe como segurar um emprego, lidar responsavelmente com o dinheiro e atender às necessidades de sua esposa e sua família.”

Ele precisa ser trabalhador! Lutar pelo sustento, com o seu próprio braço, e não ficar esperando por ele.

E além da provisão financeira, existem outras coisas a serem providas, que fazem parte “do cuidado dos seus”, e que vão além do “colocar o pão dentro de casa”, como Phillip Holmes4 coloca:

“Masculinidade significa apoiar seu casamento e família. Significa prover a eles fisicamente, financeiramente, emocionalmente e espiritualmente. Significa nutrir, humildemente, amor pela sua esposa, mesmo em momentos específicos em que você pense que ela é indigna desse amor, e amar seus filhos até quando eles parecem minimamente merecedores.”

Masculinidade tem a ver com se doar, com viver em sacrifício pelos seus, e pela sua esposa, nutrindo e cuidando dela como cuida do seu próprio corpo (Ef 5:28-29). Nutrindo quanto ao sustento, e cuidando quanto à proteção. Veremos adiante um pouco mais sobre o segundo aspecto.

Ele é forte e destemido

Como já descrito no primeiro texto dessa série, “os encantos da masculinidade bíblica”, a força de um homem não deve ser usada para a brutalidade, nem para a sua mera exibição, mas para o serviço. O homem precisa estar pronto para usar sua força física para proteger sua esposa e seus filhos. Era assim que os homens no decorrer da História agiam, eles eram criados para a guerra, eram talhados para defender a sua família, e a sua cidade, quando não existiam policiais nem exércitos no mundo antigo para fazer isso. É comum vermos histórias de homens que arriscavam suas vidas em busca das princesas, para salvá-las, ou para salvar o reino; e entendemos que força e virilidade sempre estiveram relacionadas com a masculinidade, e essa era a imagem entendida de homem: aquele que arriscava sua vida para o bem de outras pessoas, usando de sua força física para defesa e cuidado delas. Com o passar do tempo isso foi se perdendo, e com o passar do tempo, se torna mais difícil percebermos homens destemidos em nossa realidade. 

Uma mulher precisa de um homem que assume riscos e enfrenta as dificuldades da vida, destemidamente - ele não é covarde, mas ousado e, se possível for, entrega a sua vida por sua esposa (Ef 5:25). Ela não teme, pois ele lhe transmite segurança, e a faz entender que ele sempre estará perto dela, buscando o seu bem, sendo assim como o Senhor é para o seu povo, o seu protetor.

Com todas as características citadas acima, enfatizo que não buscamos um homem perfeito, pois ele não existe, e se existisse, nunca iria querer casar conosco, visto que somos imperfeitas. Não buscamos um homem perfeito, mas um homem que progride na imagem e semelhança do homem perfeito, Jesus Cristo, e isso faz toda a diferença. Casamento é composto por dois pecadores, que ajudam um ao outro na progressividade da imagem de Cristo. Casamento significa dois pecadores de mãos dadas que caminham em direção ao céu. Que o Senhor assim nos ajude!

Thayse Fernandes

¹ LUDY. Eric e Leslie. Sua perfeita fidelidade: a história de nossa corte.
² CROTTS, John. Homens fortes: um guia básico para a liderança familiar.
³ As marcas da masculinidade, Albert Mohler Jr.
4 O Significado da Masculinidade, Phillip Holmes 

4 comentários:

  1. Eu me entristeço vendo as coisas que li, pelo simples fato de não ser como Jesus Cristo, as vezes eu choro de tristeza por não conseguir fazer aquilo que o Senhor tem me chamado para fazer com perfeição.

    Realmente, negar a si para fazer a vontade de quem está ao seu lado não é fácil, e por isso eu me pergunto se sou digno de me casar um dia e tirar uma moça da casa de seus pais.

    O texto é ótimo.

    Mas o que importa é a Glória de Deus e não a nossa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rômulo!

      Jesus nunca disse que iria ser fácil seguí-Lo e cumprir a Sua vontade; pelo contrário, sempre alertou de antemão que o caminho seria apertado, e que os seus seguidores precisariam negar a si mesmos, morrendo a cada dia para que a Sua vida resplandeça neles: isso é ser cristão! O chamado do Senhor para os homens cristãos, assim como para mulheres cristãs, nunca foram tão desafiadores como está sendo em nossos tempos. Por isso, contamos com a graça Dele para avançarmos, e nos esforçamos nAquele que opera tudo em todos, que faz com que todas as coisas cooperem para o nosso bem, sendo o maior bem, a imagem de Jesus Cristo, formada em nós. Isso deve ser o nosso alvo, e onde devem estar concentradas as nossas mais sinceras e devotas orações; e, embora falhando, embora estando distantes, ainda anelamos ser como Jesus! E Ele nos ajuda e nos dá graça, nos tornando em Seu amor, iguaizinhos a Ele, e isso, redunde em glória ao Seu nome!
      Nosso desejo é que o Senhor estenda sobre ti a Sua graça, e te ajude nessa missão! Perseverança sempre, Ele é contigo!

      Que Ele te abençoe

      Excluir
  2. 20 anos de casado. Ela é minha namorada linda, amo deixa-la feliz, Deus tem nos sustentado. Nós dizemos que não existe casamento que dá certo ou errado, existe o casal na direção de Deus, fazer dar certo. Se doando ao outro a cada dia, e sendo feliz, pelo simples fato de estarem juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Júlio!

      Que o Senhor continue os sustentando, sempre com esse entendimento de andar em direção à vontade Dele, sendo assim, felizes Nele.

      Que Ele os abençoe!

      Excluir

Poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...