Ele é Deus!


"Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?" (Rm 11:34)

A Bíblia sempre nos traz uma percepção acurada da grandeza de Deus e da beleza de Seus atributos. Ela não exagera em nada quando se refere ao Seu poder, à Sua glória e majestade, à Sua sabedoria, ao Seu amor, enfim, ao Seu ser. Tudo o que está escrito nela é a demonstração dos fatos como eles realmente são.

O Senhor é Deus! E, além disso, Ele é o único e incomparável Deus! Isso significa que não existe nada no céu nem na terra, nem em qualquer outro lugar, que possamos ver e comparar para termos uma exibição clara do que Deus representa, em qualquer atributo Seu. O Senhor é único e perfeito em tudo o que Ele é.

Nossas mentes limitadas jamais O compreenderá em Sua plenitude. Podemos ler, investigar e estudar, mas toda uma eternidade ainda não seria suficiente para nos trazer isso. Porém, o que conhecemos, embora de maneira ofuscada e incompleta, já é suficiente para nos levar a extasiar-nos e nos prostrarmos diante Dele! E quanto mais avançamos, mais maravilhados ficamos: Deus é Deus!

“Quem, pois conheceu a mente do Senhor?”

Poderia o finito conter o infinito, ou o mortal suportar o imortal? Poderia a mente da criatura conhecer a mente do seu Criador? Assim nos encontramos diante do Senhor Deus. Os Seus juízos são insondáveis e os Seus caminhos inescrutáveis, ou seja, impossíveis de serem examinados e conhecidos. Nem o mais sábio dentre os homens seria capaz de entender todos os desígnios do Senhor, e assim, compreender a Sua mente. Eles sempre se encontram muito além do nosso alcance.

Saber dessas coisas nos traz descanso: existe uma mente infinitamente mais sábia que a nossa que está controlando tudo. Existe um maestro que rege a orquestra das nossas vidas, e que faz com que todos os compassos estejam ordenados, produzindo belas melodias que redundem em glória a Ele!

Existe Alguém que em Sua sabedoria e graça cuida dos detalhes das nossas vidas, e que em Sua providência faz com que tudo caminhe em direção aos Seus eternos propósitos. Tudo está acontecendo exatamente como Ele quis que acontecesse, sem interrupções ou imprevistos, como afirma a nossa estimada Elisabeth Elliot¹:

“Quando o nosso é interrompido, o Dele não é. Seus planos estão procedendo exatamente como programado, sempre se movendo, incluindo aqueles minutos ou horas ou anos que parecem inúteis, perdidos ou insuportáveis.”

Mas, mesmo sabedoras desses fatos, somos tendenciosas a nos abalarmos quando submetidas a algumas dificuldades sobrevindas nessa nossa presente vida. Nos atordoamos e andamos ansiosas, com coisas que sabemos que estão nas mãos de um Ser supremo. Buscamos respostas e porquês e nos afadigamos quando não encontramos. Porque duvidas, ó pobre coração, quando por Ele é provado sob as circunstancias que te sobrevém? Porque questionas ao Todo-Poderoso?

“Porventura não sabeis? Não ouvistes? Não vos foi dito isso desde o princípio? [...] Ele é o que está assentado em seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para nela morar.”

“Levantai os olhos e observai as alturas: Quem criou tudo isso? Foi aquele que coloca em marcha cada estrela do seu incontável exército celestial, e a todas chama pelo nome. O seu poder é incalculável; inextinguível a sua força, e, por isso, nenhum desses corpos celestes deixa de atender prontamente.” (Is 40: 21-22, 26)

Deus sempre sabe o que está fazendo, nós não. Que não murmuremos nem definamos ao Senhor como Ele deveria agir ou o que deveria fazer em dada circunstância das nossas vidas. Seríamos porventura mais sábias do que Ele? Poderíamos ensinar a Ele, a fonte de onde emana toda a inteligência e sabedoria? O Senhor é Deus, e isso basta para as nossas pequeninas almas!

“Quem foi o seu conselheiro?”

A quem Ele precisou consultar para realizar tudo o que Ele realiza? Quem orientou o Senhor? Seguramente, Ele não precisa disso!

“Deus não precisa que lhe digam o que está feito, pois Ele o conhece perfeitamente; nem precisa ser aconselhado a respeito do que deve ser feito, pois Ele conhece o propósito correto, e os meios adequados.”²

Deus não precisa de nenhum conselho, nem de qualquer conhecimento sem que Ele mesmo não o saiba antes. Todas as coisas estão nuas e claras aos olhos Daquele que governa todas elas. Ele não precisa de ninguém que diga nada, inclusive, do nosso respeito, pois apesar de não O conhecermos plenamente, Ele nos conhece, sonda e examina as profundidades do nosso ser! (Sl 139:1-6, Jr 17:9-10)

O Senhor Jesus quando instruindo seus discípulos acerca da oração disse: “Vosso Pai sabe do que necessitais, antes de lho pedirdes.” (Mt 6:8). Ele conhece quem somos e tudo o que se passa conosco, de forma que sabe de tudo o que precisamos antes de O dizermos. Deus nunca é pego de surpresa, nem fica perplexo com qualquer coisa que o contamos. E, além disso, possui todo o poder necessário para realizar qualquer coisa que assim Ele queira.  Que imenso privilégio temos: o Senhor, o Único e Soberano, é o nosso Deus! Não existe um povo mais bem-aventurado, senão aquele que pertence ao Senhor!

É importante salientar que Ele é o nosso Regente, o nosso Provedor e também o nosso Consolo. A mesma mão que é poderosa para dominar o Universo é mansa para enxugar as lágrimas daquele que chora sob as situações que gritam: você não é Deus! Você não consegue controlar nada, você depende de Alguém! Muitas vezes é esse o lugar que devemos ser constantemente levados: ao lugar da dependência de Deus. Afinal, Ele, e somente Ele, é Deus!


Thayse Fernandes
______________________
¹ ELLIOT, Elisabeth. Passion and Purity. 
² HENRY, Matthew. Comentário bíblico Antigo Testamento: Isaías a Malaquias. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

8 comentários:

  1. "Deus não é pego de surpresa!" Uma das frases que mais repito em minha mente para me lembrar de soberania de Deus, do Seu poder e do Seu amor para conosco, ele sabia de tudo que iria acontecer na nossa vida e faz isso para nosso bem. Deus é maravilhoso! Que Ele abençoe a vida de vcs, é um prazer enorme saber que Deus preserva fiéis em todos os lugares e ajudam suas irmãs na fé mesmo de longe. Louvo a Deus pelasabe vidas de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Mayara!

      Agradecemos as palavras e o carinho. Deus não é pego de surpresa! Conhecer isso junto com o Seu amor providencial em nossas vidas nos renova o ânimo sempre que precisamos.
      Que o Senhor te abençoe.

      Abraço!

      Excluir
  2. Grata por esse texto e pelas postagens do blog! É um pedacinho do céu para mim, e tenho sido bastante edificada através das vidas de vocês! Que Deus as fortaleça e guie nessa caminhada rumo a coroa incorruptível! Glória a Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!

      Suas palavras muito nos alegra. Desejamos que o Senhor continue te edificando sempre Nele, e que também te abençoe.

      Abraço

      Excluir
  3. Graças a Deus a Suas Palavras renovam-se a cada manhã. Que essa graça nunca saia de nossas vidas, de nossos maior anseio, que é aprender e aprender. Aleluias !!! Deus é Soberano!. Com a graça do Pai. Beijo Moças

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto mto edificante.Na sua palavra o apóstolo Paulo diz: "todas as coisas cooperam ou corroboram para o bem daqueles que amam a Deus daqueles que são chamados segundo o seu propósito."Então não precisamos questionar porque como vc falou: " Não somos Deus nem controlamos nada...." Ele sabe e conhece tds as coisas.Gosto mto do texto de Rom: 11:33 "O profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus.Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutaveis os seus caminhos." Deus abençoe vcs ricamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Socorro!

      O correto entendimento da soberania de Deus nos leva a estarmos tranquilas, pois existe alguém que controla e cuida de nossas vidas melhor do que nós mesmas. Deus é sábio em tudo o que faz!

      Grande abraço

      Excluir

Tecnologia do Blogger.