1 de maio de 2017

O serviço e a melhor parte – aprendendo com Marta e Maria


"Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! "Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". (Lucas 10:38-42)

Quando vamos receber alguém em nossa casa, normalmente recebemos antes uma  ligação ou algum tipo de aviso, os visitantes quase sempre procuram saber se estaremos ocupados demais a ponto de não poder recebe-los. Dificilmente, uma amiga que preza por sua companhia passará mais de 20 minutos em sua casa se perceber que você está ocupada demais. Lemos neste trecho de Lucas sobre a visita de um amigo chegado, Jesus. Ele vai até a casa de Marta e Maria e lá se passa uma situação bastante conhecida por nós. Pela intimidade expressa, provavelmente, não é a primeira vez que Jesus as visita. Podemos resumir o foco narrativo da seguinte forma: duas irmãs e um convidado, enquanto uma serve, a outra ouve.

Se observarmos a narrativa do capítulo 11 de João, veremos como a morte de Lázaro afetou suas irmãs. Jesus chegou depois da morte, então Marta se antecipa e vai ao seu encontro antes que ele entre no povoado, Maria fica em casa. “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.” (v.21) – é a primeira frase que Jesus ouve de Marta. Ele a responde com palavras esperançosas, afirma que Ele mesmo é a ressurreição e a vida, que Lázaro irá ressuscitar e quem crê nEle não morrerá. A resposta de Marta mostra que ela reconhece Cristo verdadeiramente como o Filho de Deus enviado, mas, é hora de ir chamar Maria. Marta chama sua irmã e a frase se repete: Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.” Embora a declaração seja a mesma, Marta expressa um tom rude ao se apressar em sua afirmação. Maria, que havia ficado em casa, ao encontrar Jesus afirma o mesmo, mas sua humildade é notória.

O que se vê depois disso é uma comoção profunda em Jesus que se externa em choro. O mestre está chorando com Maria. Neste acontecimento, mais uma vez encontramos Marta ativa, tomando a frente, iniciando a conversa, indo encontrar Jesus. E Maria, quieta, espera o Senhor e não esconde seu luto, eles estão juntos mais uma vez – na dor. 

Prosseguindo, em João 12.2 lemos: “Marta servia”. Um jantar estava sendo oferecido na casa de Lázaro e Marta mais uma vez aparece como a que serve. Maria, novamente se coloca aos pés de Jesus. Desta vez, ela unge seus pés com um bálsamo caro e enxuga com os próprios cabelos! Que expressão de adoração!

A Bíblia diz que Jesus amava Marta e sua irmã, e nós podemos aprender muito com elas. Como manter um coração como o de Maria com tantos afazeres? E como podemos servir sem esquecer o necessário?

Muitas vezes, estamos tão atarefadas, preocupadas e sobrecarregadas, que dedicamos o mínimo de atenção Àquele que reconhecemos como nosso Senhor! Outras vezes, esquecemos qualquer tipo de serviço, pois nos custa demais. É importante lembrarmos que antes de FAZER qualquer coisa para Deus, precisamos ESTAR com Deus. Nos encontramos em inúmeras atividades na igreja, no trabalho, em casa e em tantos outros momentos, mas talvez não lembremos da última conversa com Jesus, quando foi mesmo que estivemos juntos?

Estar com Deus é a boa parte – a melhor parte! Ouvir ao Senhor nos prepara para o serviço, de modo que podemos fazer sem deixar de estar em sua presença. Ouvi-lo para servi-lo! Marcos Almeida canta:

“Eu olhei o meu dia, percebi
Que Tu és melhor que uma canção de amor
Muito mais do que eu canto
Sob os cantos do mundo
Um minuto contigo é melhor do que tudo
É por isso que estar a ouvir Tuas palavras
É olhar pra minha alma e saber que em Ti sou feliz”¹

Um minuto com Ele é melhor que TUDO! Sentar aos pés de Jesus e ouvir suas palavras é reconhecer nEle a verdadeira alegria! 

Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar” (Sl 84.10) Declara o salmista. 

E ainda: “Mas, para mim, bom é estar perto de Deus.”(Sl 73.28).

Jesus disse que Maria escolheu a boa parte e esta não lhe seria tirada! Por isso, quando estiver longe demais por qualquer motivo que seja, lembre-se do que de fato é necessário; antes de reclamar da sobrecarga, sente-se e ouça as palavras daquele que alivia o cansado. As doces palavras do mestre nos atrai para Ele mesmo, Agostinho reconheceu: 

“Nos criaste para ti, e o nosso coração não tem sossego enquanto não repousar em ti.” 

Para Ele fomos criados e não há descanso fora dEle.

Se colocamos o nosso coração no serviço, para depois ir à Cristo, tomamos a direção errada, porque se você o ama, você o servirá! O caminho é inverso, primeiro se vai à Cristo. A palavra de Deus nos ensina o que é prioritário, aprendamos com Marta e Maria o que é essencial e o que é secundário. Depois de um enterro ou em um jantar, antes de servir, esteja com Jesus. Não abra mão da melhor parte! Às Martas de hoje, Jesus ainda fala: “Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".

Juliany Correia

¹Eu olhei o meu dia – Palavrantiga. Música composta por Marcos Almeida. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/palavrantiga/1262988/>
_____________________

Juliany é natural de Campina Grande-PB, cidade onde reside. É graduanda em Letras - Língua Portuguesa pela UEPB e membra da igreja Assembleia de Deus. Participa como estudante voluntária da Cru Campus (movimento cristão estudantil) e integra um projeto de estudo voltado para o público jovem, intitulado "Reforma Jovem". Gosta de trabalhar com discipulado. Apaixonada por Linguística e Teologia, encontra na leitura tanto prazer como necessidade.

7 comentários:

  1. Lindo texto. Realmente nós mulheres temos estado muito atarefadas :ser esposa, mãe, trabalhadora, servindo na Igreja,filha, amiga etc. Mas devemos nos recordar que o tempo com Jesus jamais será tirado de nós. Tudo resto pode ir ou desaparecer, mas o tempo investido em Cristo nos será acrescentado nos céus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!

      Estamos engajadas no mundo das muitas tarefas e ocupações, correndo o risco de negligenciarmos o nosso relacionamento com o Senhor, algo que não nos será tirado. Que possamos nos segurar no que é mais importante.

      Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns juliany muito bom esse comentário

    ResponderExcluir
  3. Parabéns juliany muito bom esse comentário

    ResponderExcluir

Poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...