3 de julho de 2017

Série: Encorajamento para mulheres solteiras - Contra a solidão


O tempo de solteirice é um tempo que geralmente possuímos dificuldades de lidar. Por ser marcado pela incerteza do futuro, pela pressão do presente, e por estarmos inseridas em um mundo que é permeado de relações amorosas. O fato de sermos solteiras pode nos trazer várias implicações que nos deixam de certa forma atribuladas e inseguras, uma delas é a solidão, é nela que focaremos nesse texto.

A solidão é algo intrínseco de nosso ser, e costumamos associa-la com uma sensação de vazio, de falta de significado e de pessoas. Todas nós já nos sentimos assim, embora muitas vezes não dando indícios disso para os outros.

Tentamos não nos sentir solitárias de várias formas, porém, o que parece ser é que um vazio existencial sempre está nos perseguindo. O nosso desejo por um alguém prevalece, e então inculcamos em nossa mente que ainda não somos felizes porque estamos solteiras. Deparamo-nos com vários relacionamentos amorosos, vemos muitas pessoas tendo momentos incríveis com seus parceiros, outras já planejando os seus casamentos, e o fato das pessoas aparentarem estar tão bem intensifica a nossa dor, nos levando ao isolamento por nos sentirmos as únicas que sofrem desse mal que é a solidão, pois, afinal, estamos solteiras, não temos ninguém pra compartilhar momentos e dividir as nossas vidas integralmente. Não temos um companheiro que nos faça sentir amadas e estimadas, a quem possamos amar, sonhar junto, querer estar perto e nos sentir bem.

O Senhor Deus nos criou à Sua própria imagem, Ele subsiste em três pessoas que estão em perfeita comunhão e harmonia, eternamente. Fomos então feitas à imagem da comunhão trinitariana, e sendo assim, temos uma essência relacional. O primeiro homem criado, Adão, desfrutava de inteira comunhão com Deus, o seu Criador, até que um dia desobedeceu a Sua voz, optando pela sua própria vontade em vez de atentar para a vontade do Senhor. Como consequência disso, teve o seu relacionamento com Ele rompido (Gn 3). Após haver pecado, Adão perdeu o grande prazer de se relacionar intimamente com Deus. O Senhor Deus foi tirado do centro do seu ser, restando um enorme vazio. É assim que a solidão surge e desde então, os seres humanos tentam preencher esse vazio com os relacionamentos humanos, a exemplo da relação amorosa.

A solidão, assim como qualquer outro problema da nossa natureza caída, provém da queda, e não meramente da ausência de pessoas, sendo, portanto, um problema espiritual, que só pode ser superado cabalmente com a presença de Deus. A presença de pessoas é necessária para a nossa formação e identificação como indivíduo, pois ninguém consegue viver saudavelmente sozinho; porém, a presença de Deus é indispensável para as nossas vidas, e é somente Nele que podemos ser plenamente realizadas.  

“(...) Muitas vezes nós definimos a solidão em termos físicos ou emocionais. Pensamos que a solidão pode ser definida pela ausência de pessoas, seja fisicamente ou emocionalmente. Então, pensamos em nós mesmos: ‘O que precisamos fazer para consertar nosso problema de solidão é ter mais pessoas em nossas vidas’. E quando isso não funciona, pensamos: ‘Bem, precisamos de pessoas mais consideráveis em nossas vidas’. E então, falei sobre como definimos a solidão como emocional ou física. Mas isso não completa a imagem porque a solidão também é a presença de dor. A solidão não é apenas a ausência de pessoas; é a presença da dor, a dor da separação de Deus e dos outros. Começou no jardim do Éden quando Adão decidiu escolher os prazeres do pecado e, ao fazê-lo, herdou a dor da solidão”.¹

Quando desejamos um alguém, não é meramente por causa dele, mas por causa de nós. Não é somente pelo o que ele é, mas pelo o que ele pode nos fazer ser e sentir. Assim, concentramos as nossas profundas necessidades no ideal de um ser humano igual a nós, repleto de falhas e falido em suas próprias necessidades. Concentramos a nossa força na busca de um namorado em potencial, porém, ao sermos desapontadas em não conseguirmos o que queríamos em termos de completa realização, mudamos o foco da nossa busca: queremos o casamento. Só que o casamento também não é capaz de arcar com o peso da nossa solidão, e então queremos ter filhos, ou um emprego, ou melhores amigos, enfim! A busca não se finda. Então, como não conseguimos estar realizadas pelos meios que buscamos, passamos a estar insatisfeitas com o nosso casamento, com o nosso marido, com os nossos filhos, com a nossa vida e com Deus. Lançamos o peso da culpa no meio em que estamos e nas pessoas, e não atentamos que o problema está em nós. Porque vemos as pessoas como um meio de extrairmos o que entendemos como Redenção, passamos a amar e a ver pessoas como uma espécie de deus em nossos corações, e essa busca será incessante enquanto não encontrarmos o Médico de nossas almas, o único que pode curar o nosso coração de todo mal causado pelo sofrimento do pecado. Só aprenderemos a ver as pessoas como pessoas em nossas vidas quando aprendermos a ter a Deus como de fato, o nosso Deus.

Não é sensato pensarmos que as pessoas podem nos oferecer o que Deus pode nos oferecer. Nele está o clímax de toda a necessidade humana, inclusive da nossa necessidade de um namorado, noivo e marido. Ele é a solução para a nossa solidão, porque a Sua presença pode nos fazer abundantes de alegria e repletas de eterno prazer (Sl 16:11).

O Senhor nos prometeu que nunca estaremos sozinhas, porque Ele não irá nos desamparar nem nos abandonar (Hb 13:5, Sl 23:4, Sl 27:10, Mt 28:20). Então, por mais que nos sintamos sozinhas, na verdade não estamos, temos um amigo, ou melhor: um melhor amigo, que é também o nosso Pai celestial e o nosso Deus.

Ele entende a nossa solidão, pois se identificou conosco quando tomou a forma humana (Hb 2:17-18, 4:15). Embora sem pecado, Jesus se deparou com o abandono de pessoas, e num determinado momento, do próprio Deus (Mc 15:34). Ele preferiu sofrer suportando a ausência de seu Pai para que nós pudéssemos desfrutar da Sua presença, eternamente. Então, Ele nos entende, e proveu aquilo que o nosso coração de realmente necessita: a presença contínua de Deus.

Além disso, Ele sabe de tudo o que necessitamos antes de O mencionarmos uma só letra, antes de O pedirmos qualquer coisa (Sl 139:4, Mt 6:8). Portanto, Deus sabe nos dar o que necessitamos, quando Ele vê que é bom para recebermos, no Seu tempo, que é melhor que o nosso e sob as Suas condições, que são sábias e perfeitas.

Por não aguentamos a dor da solidão, não percebemos que podemos estar desperdiçando um período que é precioso em nossas vidas: o da solteirice; e andamos insatisfeitas com ele ao invés de recebê-lo como um presente de Deus. Deus é digno de ser glorificado, embora estejamos sofrendo com a solidão e com a obscuridade das coisas, como bem disse Paul Matthies:

“Deixe-me falar uma palavra muito pessoal para solteiros. Para a maioria de nós, o maior medo do mundo é que sempre seremos a dama de honra e nunca ser a noiva, e a esperança que esta passagem nos dá é que Deus é digno de adoração, independentemente de morrermos sozinhos e em obscuridade (João 3: 23-30). Ele ainda pode fazer a nossa alegria cheia. Ele ainda pode nos encher de alegria. Por quê? Porque, enquanto Jesus está sendo levantado, temos a grande promessa de que aquele que é acima de tudo ainda pode nos encher de alegria e, embora possamos ser esquecidos, desde que as obras (feitos) do Senhor não sejam esquecidas, nossa alegria pode ser preenchida. E Deus é digno de adoração, mesmo que morramos na obscuridade.”¹

Abaixo estão enumeradas algumas aplicações para as mulheres solteiras que lutam contra a solidão:

1. Não devemos nos guiar pelo que sentimos, mas pelo o que sabemos. Os sentimentos nunca devem determinar o rumo da nossa fé, pois precisamos nos amparar naquilo que conhecemos à luz das Escrituras. Então, não permita que a solidão encaminhe a sua vida, mas sim a Palavra de Deus.

2. A solidão é uma consequência da queda, mas Deus já providenciou a solução para ela: “Temos uma solução para o nosso problema espiritual, e se nos submetemos ao Senhor e aceitamos sua solução para o nosso mais profundo problema espiritual, a obra expiatória de Cristo na cruz, Deus pode atacar a solidão na sua raiz e superar a dor da separação em nossas vidas que levam à separação dele, o que leva à separação de outras pessoas.”¹

3. Nossas tentativas de encontrar realização nas coisas, nas pessoas e nos relacionamentos, sejam amorosos ou não, sempre irá falhar; porém, Deus nos permite desfrutar de Sua presença se O buscarmos, e nela o nosso coração encontrará o significado de que tanto carece.

4. O Senhor entende e considera a nossa solidão, conhece todas as nossas necessidades antes mesmo de O pedirmos. Logo, Ele conhece o nosso desejo por um relacionamento amoroso, e pode nos concedê-lo, a Seu tempo, e conforme a Sua vontade, que é sempre o melhor pra nossas vidas.

5. Não pecamos por desejar uma companhia, ou até por nos sentirmos sós. Pecamos quando usamos essas coisas como argumentos para pecarmos contra o Senhor, exaltando as nossas próprias necessidades ao invés de nos submetermos ao senhorio de Cristo.

6. As amizades e a família são de ótima valia para os solteiros, além de ser uma grande necessidade. Que ao invés de isolar-nos em nossa solidão, entendamos o valor de cultivarmos amizades, tendo amigos e sendo um; e o valor da família, as pessoas com quem o Senhor permitiu que convivêssemos nesse mundo.

7. Que como mulheres solteiras, possamos aproveitar esse tempo que é tão precioso em nossas vidas, buscando cultivar os frutos de nosso caráter que nos tornarão preparadas para a responsabilidade do casamento, a fim de sermos mulheres prudentes e virtuosas, para que, assim como Charo e Paul Washer² escreveu, possamos oferecer ao nosso futuro marido e ao mundo algo mais do que apenas um rosto bonito.

8. E, apesar de qualquer coisa, Deus é digno de ser engrandecido, ainda que em nossa obscuridade. Vivamos o hoje intensamente para Ele, em serviço cristão e em prol do Reino!

Thayse Fernandes
___________________________
¹ Paul Matthies. De uma série de sermões, intitulada: Only the Lonely.
² A mulher de Deus (Tornando-se Ester), de Charo e Paul Washer. Disponível em pdf no link: voltemosaoevangelho.com/blog/2009/06/charo-e-paul-washer-a-mulher-de-deus-tornado-se-ester

11 comentários:

  1. Texto muito bom !! Parabéns ! Tudo Isso é bem verdade !!O Senhor é e deve ser tudo em nós , Ele é a própria vida !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol!

      Obrigada pelas palavras. Que o Senhor nos agracie sendo, de fato, tudo em nós, para a nossa alegria, e a Sua glória.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Texto muito bom !! Parabéns ! Tudo Isso é bem verdade !!O Senhor é e deve ser tudo em nós , Ele é a própria vida !!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso texto! Deus as abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Texto maravilhoso! Obrigada por compartilhar! Que Deus as abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Como precisava ler isto,dias dificeis.Como tenho lutado com isso,não é nd facil mas sempre que corremos para o braço do nosso pai ele nos ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catiane

      É em seus braços que encontraremos nosso porto seguro. Aquele que é tudo em nós, que ele te auxilie nisso.

      Abraço!

      Excluir