Espera silenciosa


Quando queremos muito algo, vivemos a sonhar com a concretização disso, com o dia em que finalmente teremos. Não são poucas as vezes que nos encontramos cheias de pensamentos prazerosos sobre as coisas que tanto desejamos ter. Nós sabemos que entre o nascer de um desejo e sua realização, existe um tempo necessário para que isso seja construído. Chamamos esse tempo de “espera”.

Esperar é uma das coisas mais difíceis para a alma humana, que por natureza é ansiosa, impaciente e inquieta. Queremos as coisas já! Temos pressa, nem nos importamos em pular algumas etapas. Só que a vida e o Grande Senhor do universo não andam conforme o nosso compasso, bem diferente disso, estamos presas dentro do tempo criado por Ele e temos que viver cada dia, um a um, dos que nos foram ordenados (Sl. 139.16).

Se esperar já é difícil, o que dizer então de esperar em silêncio? Sem alarde, sem contar para 10 melhores amigas, sem gritar para os quatros ventos. É claro que isso não precisa se aplicar a tudo em nossas vidas e nem mesmo em todo o tempo, mas a determinadas questões e por determinado tempo. Me refiro àquilo que tem sido gerado de forma mais íntima em nossas almas, me refiro a passar mais tempo considerando essas questões na companhia de Deus somente, ou como Elisabeth Elliot escreveu:

“...as coisas que nós sentimos mais profundamente são aquelas que precisamos aprender a silenciar, pelo menos até que tenhamos falado sobre elas de forma minuciosa com Deus.”1

É levar o coração a Deus e conversar com Ele sobre as inclinações mais fortes que têm brotado ali antes de revelarmos isso a qualquer outra pessoa. Um exemplo comum é quando é despertado em nós o interesse por um rapaz, queremos contar pra todo mundo e ficar falando dele o tempo todo, fazemos tanto barulho que não conseguimos ouvir quando Deus, gentilmente, sussurra através de Sua Palavra nos direcionando.

O profeta Jeremias declarou:
 
“Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” (Lamentações 3:26)

E o salmista seguindo essa mesma linha, exorta sua alma:

Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; porque dele vem a minha salvação. (Salmos 62:1)

“Salvação” pode ser entendida nessas duas passagens como a ação de Deus em socorrer, em ajudar.

Tanto o profeta quanto o salmista estão nos dizendo que na espera silenciosa há benefícios para nós. Que aguardar em silêncio enquanto esperamos a ajuda divina pode ser, às vezes, a postura mais sábia. E a Escritura nos orienta que há:

“...tempo de calar e tempo de falar” (Eclesiastes 3:7)

Precisamos ter discernimento para identificar quando devemos nos calar e guardar determinadas questões em nosso coração conversando apenas com Deus sobre elas, como também precisamos saber o momento de compartilhar, mas também de com quem compartilhar. Há coisas em nossas vidas que não é prudente publicar nas redes sociais, há situações que não há necessidade de todos os nossos conhecidos saberem, há lutas que nós travamos tendo apenas uma audiência – Deus.

O Senhor Jesus é Alguém absolutamente confiável e é a única pessoa que sempre poderá nos ajudar e estará sempre presente para isto, mas ainda assim, por vezes, preferimos contar nossos desejos mais íntimos para pessoas que depois vão nos expor e fazer fofocas desprezando a confiança que tivemos nelas.

Você tem um grande Amigo! Ele está mais disposto a te ouvir do que você para conversar com Ele. Olhe para Ele, terno e amável te chamando para conversar. Dê a Ele a prioridade em contar teus sentimentos, sonhos e objetivos. Se há alguém com quem você realmente deve conversar sobre essas questões, essa pessoa é Ele. Depois, e somente depois, compartilhe com alguém confiável, que te ame e possa viver contigo esse tempo de espera em oração e encorajamento.

A exortação desse texto não é para você não compartilhar sua vida com pessoas amigas e importantes para você, mas para ficar bem claro a prioridade nisso. Antes de tudo, antes de todos deve estar o Senhor Jesus.


Sonaly Soares
____________
1Elisabeth Elliot – Passion and Purity

2 comentários:

  1. Sonaly boa noite... usei sua postagem para acompanhar minha meditação agora a noite... prazer me chamo Eliz :)

    Vejo esse versículo também como uma poderosa ferramenta para não desistir em momentos de grande angústia onde nossa alma quer gritar e questionar tudo que não está fazendo sentido naquele momento...
    Se não a silenciarmos, não agiremos com a fé da inteligência... o coração é enganoso e se não o silenciarmos em momentos decisivos, vamos fracassar nas escolhas...

    Obrigada por compartilhar seu alimento espiritual...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, muito boa a reflexão. Queria fazer uma pergunta: qual a razão de Deus ministrar algumas coisas no nosso coração, como, por exemplo,falar, com antecedência, coisas que irão acontecer.

    Eu fico pensando "porque Deus falou ao meu coração que isso vai acontecer em minha vida, sobre propósitos? Porque eu não descobrirei isso apenas na hora que acontecer mesmo?". É algo que tenho pensado.

    Obrigada!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.